O Governo do Estado do Piauí anunciou, nesta terça-feira (16), uma mudança importante para os cidadãos que buscam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir de agora, não será mais necessário apresentar certidões de nascimento ou casamento atualizadas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), qualquer certidão poderá ser utilizada, desde que esteja em bom estado de conservação, sem rasuras e com informações legíveis.
O superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenhas, explicou que a exigência anterior de apresentar documentos com os 32 dígitos da matrícula das novas certidões não será mais obrigatória.
“Qualquer certidão, desde que esteja legível, sem rasura, autenticada e em bom estado de conservação, pode ser utilizada para a emissão da CIN. Independentemente do prazo, seja ela de 10, 20 ou 30 anos”, destacou Mascarenhas.
A medida tem como objetivo desburocratizar o processo de emissão do novo documento de identidade e facilitar o acesso da população ao serviço, reduzindo custos e tempo de espera.
Deixe um comentário